Os revoltosos


Os Revoltosos


Essa história era contada pela minha avó. Até hoje lembro de cada detalhe que ela me dizia.

Foi a passagem da Coluna Prestes pelos interiores da Bahia onde deixou marcas profundas. Decorridos 70 anos, ainda povoa as lembranças dos povos mais antigos, a minha avó nessa época tinha 12 anos e para ela a Coluna Prestes siginificava muitos homens barbudos, lutanto contra o governo, montados a cavalo, armados, lenço vermelho no pescoço, carentes de banho e roupa limpa, com sotaque esquisito, dispostos a tudo, sempre escapulindo, quebrando o sossego de todos, levando as montarias que encontravam, carneando bois e cabras com incrível agilidade, para churrascos apressados, dando maiores prejuízos. Cidades abandonadas às pressas, gente escondendo seus pertences. Mulheres chorando, pedindo aos santos, crianças excitadas com reboliço, homens corajosos prometendo resistir, alguns recebendo dinheiro, armas e patentes do governo para combater. Essas grandes agitações foi entre 1925 e 1926.

Um dia no sítio da minha bisavó estavam todos trabalhando no engenho de cana-de-acúçar e ficaram sabendo que os revoltosos estavam por aquela região e que todos do povoado estavam fugindo, meu bisavô resolveu fugir também, só que para minha bisavó não era necessário sair de casa e o que ela poderia fazer é rezar para seus santos.

Mais tarde da noite ela comercou ouvir sons de harmonica ( mais conhecida como sanfona) e muitos homens com bandeiras e todos de lenço vermelho no pescoço, minha avó gritou: são os revoltosos e eles estam lá no engenho, eu só lembro ela dizendo que seu pai ficou apavorado e comercou a arrumar as coisas para fugir, só que os revoltosos avistaram as luzes da casa e foram lá e bateram a porta, minha avó entrou no baú e sua mãe foi abrir, os homens estavam com muita fome e pediu comida. Ela preparou a janta, mais veio falar com ela uma mulher vestida de homem dizendo que gostaria de passar a noite e que não iria fazer nada com eles e acabaram passando a noite por lá.

Logo cedo foram embora e de agradecimento lhe deu tecidos de seda e jóias para minha bisavó. Mais não aconteceu a mesma coisa com seu irmão, pois ele fugiu levando sua família e seus perteces de valor, quando voltou para casa os revoltosos tinha posto fogo em tudo para eles não havia mais nada de valor.

Como diziam minha avó: " eles eram hérois e vilões fascinam e metem medo, encantam uns, apavoram outros, provocando contrvérsias sem fim."



Pessoas que viveram essa história

Nome da bisavó: Estefânia Rodrigues Alves (i.m)

Nome do bisavô: João Galvão Alves (i.m.)

Nome da pessoa que contava essa história Maria Rodrigues Alves de Azevedo minha avó.( i.m.)


Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. gostei dessa historia dos revoltosos

    ResponderExcluir
  3. MINHA VO DIZ QUE TEM 80 ANOS ELA CONTA QUE NESSA EPOCA ELA TINHA 10 ANOS ELA SEMRE FALAA DESSES REVOLTOSOS QUE RANCAVAM A CEBÇA DOS INIMIGOS E OS PREGAVAM PELO O BEIÇO ACHO QUE ELA FALA DOS MESMOS REVOLTOSOS QUE SUES AVOS !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem, meu pai conta essas histórias desde pequena e meu bisavô foi um revoltoso e participou do bando do lampião logo no final, mas teve que fugir para o goiás e por ironia do destino o bisavô da minha mãe também participou dessa revolta o jacobino mais famoso.
    Ilario, não?!
    Adorei sua história.
    Beijosss.

    ResponderExcluir
  5. Legal essa história,mas eu não acredito que a avó dele que contou.....


    tchau beijokas!!!!!

    ResponderExcluir
  6. noosa..minha mãe conta isso pra nós..qe o pai dela contava ele tinha 6 anos de idade na epoca e só sobreviveu pqe fugiu pro mato..mas ele dizia a mesma coisa qe eles pregava as pessoas pelos beiços..eu achava qe era o bando de lampião mas agora sei qe naum!!

    ResponderExcluir
  7. MEU avo tambem contava essas historias e falava que o seu pai meu bisavo paterno fugiu dos revoltosos ele falava que nao podia nem fazer uma fogueira que eles logo viam a fumaça e isso era perigoso BISAVÔ: JOSE ALVES DOS SANTOS AVÔ:JOAQUIM ALVES DOS SANTOS cidade ondes eles moravam era CORRENTINA-BA by GEAN ALVES -

    ResponderExcluir
  8. Aqui em Tremedal-BA, cidade onde moro, os mais velhos dizem que houve resistência, e assim como já expulsaram quadrilhas, juízes e ciganos que queriam badernar, colocaram os Revoltosos para fora daqui. diz-se que foi um dos poucos lugares, se não o único, que conseguiu essa façanha.

    ResponderExcluir
  9. Oque aconteceu com os revoltosos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fugiram de Horácio de Matos com o rabo entre as pernas.

      Excluir
  10. Minha avó me contou essa história hoje, 05/05/2018. Ela tem 90 anos mas uma memória e lucidez invejável. E eu nunca tinha ouvido falar desse bando, daí resolvi pesquisar e achei seu comentário exatamente como ele me contou. Fiquei fascinada. Ela disse que o povoado todo se refugirva no mato e improvisavam cabanas, porém ficava uma pessoa observando quando eles iam embora daí dava um tiro para cima para avisar ao povoado para retornar. Ela é uma fonte histórica oral. O nome da minha avó é Eulina e o local era na Jibóia, um povoado que fica na região de Miguel Calmon Ba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei desse seu comentário Sonia! Pois é, a vovó Eulina ainda vive e está lúcida. Realmente ela é uma fonte de ricas histórias e de sabedoria.

      Excluir
  11. Legal essa história real, minha esposa me contou essa estória e fui pesquisar e adorei, legal!

    ResponderExcluir
  12. Minha avô contava essa história também, ela dizia que eles fugiram com ela enrolada nos panos, pois ainda era bebê. Porteirinha, Norte de Minas Gerais, a 100 km da Bahia.

    ResponderExcluir
  13. Essa foto acima, no texto, nada tem a ver com os Revoltosos na Bahia ou com Coluna Prestes. Esse é o João Cândido lendo um manifesto na Revolta da Chibata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas