O gigante e o baixinho

Essa história era contada pelo meu pai, quando eu e meus irmãos éramos pequenos.

Em Salerno, na Itália, vivia um gigante com um enorme martelo. Todos os moradores tinham muito medo dele e não ousavam desafiá-lo. Todos eram obrigados a entregar toda a plantação para o gigante.

Um certo dia, o menor morador da cidade, apelidado de baixinho, decidiu fazer uma proposta ao temido gigante:

-Vamos fazer uma aposta para ver qual é o mais forte, e o perdedor deve deixar a cidade.

O gigante achou que era moleza, aceitou logo, e perguntou ao baixinho qual era o desafio. E ele foi logo dizendo:

-Vamos até as montanhas e quem conseguir trazer lá do alto a maior pedra é o vencedor.

-Ok, disse o gigante.

- Então vamos. Suba nas minhas costas e segure no meu cabelo.

E lá foram eles. Chegando na montanha, o gigante começou a dar várias marteladas e soltou uma imensa pedra. Colocando-a nos ombros, desceu a montanha, crente que era o vencedor.

-Agora é sua vez, disse ao baixinho, com um ar de deboche.

O baixinho então tirou do bolso uma corda e começou a passá-la ao redor da montanha.

- O que você está fazendo, baixinho? - perguntou o gigante.

-Estou trazendo a montanha toda, disse o baixinho.

O gigante ficou muito assustado com a força do baixinho e saiu correndo da cidade.

Disse o baixinho à cidade:

-Inteligência vale mais que a força.

Comentários

Postagens mais visitadas