Na beira do fogão

Quando era pequeno, me lembro das coisas que minha mãe contava. Ela dizia:

- Oh! Meu Deus, como era bom!!! A gente não tinha dinheiro, nem estudo, trabalhava sem parar o ano inteiro...

Fumo, mandioca, milho e cana eram o que plantavam.
A vida era dura, mas a união entre os irmãos e amigos não faltavam.

Teu avô não gostava de mentira, dava bronca em todos nós, e mamãe nos defendia.
Ao entardecer a família se reunia lá no alpendre a conversar.
Às vezes, papai pegava a viola e muitos se divertiam lá no alpendre, e no fogão a lenha assava batata doce e espiga de milho.

A vida na roça é dura, aumentou as dificuldades.
Um dia resolveram vir embora de Barbacena – MG, “cá pa” cidade grande.

Chegaram de tardezinha em cima de um caminhão (pau de arara).
Ela me falou que estranhou quando viu a chama de fogão. Ficou encantada:

- Como pode um fogo pequeno fazer comida! E de cor azul!

Veja só quanta simplicidade.

Ela já estava com saudade lá da taipa do fogão.

- Apeamos a mudança... por as tralhas no lugar.
Às seis horas, tua vó já estava com a comida pronta, panela farta de arroz, feijão com toucinho defumado, angu e frango com quiabo que só ela sabia fazer.
Quando a comida esfriava, teu avô ficava zangado, e pra tua avó olhava.
Só aí que perceberam. Quando viram o botijão, faltava alguma coisa: era a lenha do fogão.

Com o tempo, eles foram acostumando com a cidade grande. Mas também o tanto que era bom da terra e da beira do fogão.

Aí ficou assim: de dia uns trabalhavam e à noite era tudo mudo. E com a televisão piorou!
Que saudade que minha mãe tem da união da família lá no alpendre a conversar.

- Teu avô e avó nos ensinaram um ótimo costume: os dois, deitados ou sentados na cama, nós acomodados como podíamos, e o papai puxando o terço. Rezávamos todos os dias à noite, antes de dormir.

- Após nos deitarmos, era aquele coro geral:
- Bença mãe, bença pai...
­­
- Que saudade disso. Eles muito me ensinaram como pessoas, amigos, pais, avós, conselheiros, companheirismo e amor. Que Deus os tenha em um bom lugar.

- Que saudade eu tenho da beira do fogão!

Comentários

Postagens mais visitadas