Uma botija

Adorava as histórias de minha avó. Eu, sempre que estava de férias, ia para o sítio dela. Lá, juntávamos todas as primas e fazíamos "aquela festa", principalmente na hora que minha avó ia contar histórias reais, que tinham lhe acontecido.

Sempre à noite, ficávamos no alpendre para ouvir suas histórias. Ela sempre contou sobre uma botija, que nós adorávamos ouvir. Era assim:

Um dia ela estava dormindo, quando sonhou por três noites seguidas, com uma mulher que aparecia lhe dando de presente uma botija para ela pegar. Era ma mulher que ela não conhecia, mas que já tinha ouvido falar, porque era uma mulher muito rica que morava em uma fazenda próxima da minha avó, só que ela já tinha morrido, há alguns anos.

Nesse sonho ela pedia para minha avó tirar uma botija que ela havia enterrado na sua casa, entre um quarto e a cozinha. Essa casa estava abandona deste que ela havia morrido.

Nesse sonho, ela falava para minha avó ir lá sozinha, à meia noite, e que não falasse para ninguém que lá ela ia cavar este lugar. Quando ela começasse a cavar. iria encontrar uma tábua e depois um pano branco. Lá estariam os seus ouros: colar, brincos, anel e muitas moedas, pois isso era costume das pessoas, naquela época, enterrar os ouros junto com o defunto.

Mas minha avó não teve coragem. Foi até o local, mas não teve coragem.

Aí, passaram alguns anos e minha avó ouviu que a mulher chamava Idalina, e que um parente dela, que se chamava António Félix, que morava lá perto na fazenda vizinha, também teve o mesmo sonho, foi lá no local, teve a coragem e arrancou a botija.

Falam que na hora que ele esta arracando a botija, apareceram muitas assombrações, animal,cobra, umas coisas estranhas e muito barulho. Mas não pode ter medo nem pode falar para ninguém antes.

Ele desenterrou, vendeu a sua fazenda e veio morar em Campinas, porque não podia ficar mais no local depois que tirasse a botija.

Um certo dia ele resolveu ir lá no interior visitar o pessoal. Minha avó , como ouviu falar sobre isso, resolveu confirmar com ele a história que ela ouviu. Ele realmente confirmou que havia acontecido realmente. Então minha avó falou para ele, que antes ela havia também sonhando com a Idalina mas não teve coragem de tirar da botija.

Era assim a história que minha avó sempre contava para nós.

Comentários

Postagens mais visitadas